Quem vivia no Norte de África? (parte 1)

Tuesday, November 27, 2007

Na antiguidade o Norte de África era habitado por tribos e berberes, que nunca se uniram para formar um só Estado e viviam em lutas constantes de tribo contra tribo. Foram invadidos várias vezes ao longo dos séculos por povos vindos da Europa, como por exemplo os romanos e mais tarde os vândalos. Os invasores traziam novas regras de vida, outros costumes e a sua religião própria. No final do século VII, o Norte de África era habitado por tribos berberes independentes umas das outras e a população praticava religiões muito diferentes. Havia cristãos, pagãos e judeus. A zona mais próxima da Península Ibérica chamava-se Mauritânia.


A invasão árabe

No final do século VII, os árabes, vindos da Arábia, lançaram-se à conquista do Norte de África. Os berberes tentaram reagir mas sem grande êxito. Os heróis da resistência não foram homens, mas duas mulheres, a princesa Coceila e sua filha Cahina. Cahina acabou por se transformar numa personagem lendária a quem os súbditos atribuíam poderes mágicos, graças aos quais conseguiu aguentar o ataque dos árabes durante cinco anos. Preferiu suicidar-se quando percebeu que seria derrotada. Nesta época já muitas tribos berberes tinham sido submetidas ao poder dos invasores e abraçado a religião muçulmana. Os filhos de Cahina optaram por seguir o mesmo caminho
O Norte de África passou então a ser governado por senhores árabes, a quem se dava o nome de califas. Os califas tinham muito poder na sua terra, mas todos obedeciam ao senhor de Bagdade, que era uma espécie de centro ou capital do império árabe.

0 dizeres sobre o mundo...: