Quem vivia no Norte de África? (parte 2)

Tuesday, November 27, 2007

O ataque à Península Ibérica

No ano de 711, árabes e berberes comandados por Tarik partiram de Ceuta dispostos a atravessar o Mediterrâneo para conquistarem a Península Ibérica. Desembarcaram num rochedo a que deram o nome de Jbel Tarik, palavra que viria a evoluir, transformando-se em Gibraltar. Daí foram penetrando para o interior e em poucos anos derrotaram os cristãos e ocuparam toda a Península Ibérica, excepto as montanhas das Astúrias.
Desde o ano de 711 até 1415 houve muitas transformações na Península Ibérica como no Norte de África. Os cristãos organizaram-se nas Astúrias, foram reconquistando as suas terras e formaram-se vários reinos independentes. No Norte de África, os berberes revoltaram-se contra os árabes e também eles formaram vários reinos independentes. Mas mantiveram a religião muçulmana.
No século XI os almorávidas, uma das tribos berberes do deserto do Sara, conseguiram conquistar grande extensão de território e fundaram a cidade de Marraquexe. Nessa época os mouros da Península Ibérica, sentindo-se ameaçados pelos ataques frequentes dos cristãos, resolveram pedir ajuda aos almorávidas. Não ignoravam o perigo que essa ajuda representava, pois o chefe almorávida era ambicioso. Mas parecia-lhes preferível serem dominados por um povo que tinha a mesma religião. E assim aconteceu. Em poucos anos os almorávidas estenderam o seu domínio a toda a Península dominada pelos árabes. Mais tarde uma outra tribo berbere consegui organizar-se. Tomando o nome de almóadas, conquistaram terras no Norte de África e invadiram também a Península Ibérica, vencendo os almorávidas. Mas as lutas continuaram de ambos os lados do estreito de Gibraltar. A norte os cristãos foram avançando cada vez mais, até os almóadas ficarem circunscritos ao reino de Granada. A sul surgira entretanto outra tribo poderosa: os merínidas. Não conseguiram dominar todo o território mas conquistaram cidades importantes como Marraquexe, Fez e Ceuta. Quando, em 1415, os portugueses se prepararam para dar o primeiro salto além-fronteiras e ir combater os seus inimigos do outro lado do mar, escolheram Ceuta, de onde Tarik partira com intenções idênticas em 711.
O império merínida entrara já em decadência. Pertencia agora a vários senhores merínidas mas também a chefes de outras tribos. Todos se mantinham fiéis à religião muçulmana, o que os tornava só por isso "inimigos oficiais" dos cristãos.

P.S.:
Os cristãos da Península deram muitos nomes aos seus invasores:
mouros, porque vinham da Mauritânia;
infiéis, porque eram infiéis à religião cristã;
muçulmanos, porque praticavam a religião muçulmana;
maometanos, porque a sua religião fora pregada por Maomé;
islamitas, porque os árabes consideravam a sua religião "o Islão", ou seja, submissão à vontade de Deus.

0 dizeres sobre o mundo...: