Capitanias do arquipélago da Madeira

Friday, November 30, 2007

Depois da descoberta do arquipélago da Madeira as ilhas foram divididas em capitanias. A ilha da Madeira foi dividida em duas capitanias, uma entregue a Tristão Vaz Teixeira e outra a João Gonçalves Zarco. A ilha de Porto Santo foi entregue a Bartolomeu Perestrelo. Esta divisão foi confirmada pelo Infante D. Henrique, que assinou uma carta de doação onde registou em pormenor os direitos e os deveres dos capitães.

Quem eram os capitães?

João Gonçalves Zarco

João Gonçalves Zarco deve ter nascido por volta do ano de 1395, não se sabendo ao certo qual a sua terra natal. O seu nome era João Gonçalves. Zarco ou Zargo é uma alcunha, e há várias interpretações para esta alcunha. Uns dizem que João Gonçalves, quando da conquista de Ceuta, teria morto um árabe conhecido pela sua violência e ferocidade, chamado Zargo. Depois desta façanha, puseram-lhe como alcunha o nome do mouro. Outros garantem que lhe chamavam Zarco por ser costume dar esse nome a quem tivesse os olhos esverdeados como ele. A versão mais corrente é que a palavra Zargo ou Zarco significa zarolho, e que João Gonçalves teria perdido um olho em luta contra os mouros no Norte de África. Quando partiu para a Madeira para aí se instalar levou a mulher, Constança Rodrigues de Almeida, e três filhos pequenos. Já na ilha o casal viria a ter mais quatro filhos.

Tristão Vaz Teixeira

Segundo consta, o seu nome era apenas Tristão Vaz, mas como a mulher era Branca Teixeira e os seus descendentes o apelido da mãe, os historiadores acrescentaram este nome ao do descobridor. Na maior parte dos documentos da época e no seu testamento é referido apenas como Tristão da Ilha. O rei ter-lhe-ia dado um brasão com uma fénix em campo azul, que ainda hoje pode ser admirado na Capela do Machico.

Bartolomeu Perestrelo

Bartolomeu Perestrelo era filho de um italiano chamado Filippo Pallastreli, que se instalou em Lisboa em 1385 para se dedicar ao comércio. Bartolomeu nasceu em 1400 e morreu em 1457 ou 1458. Casou duas vezes, a primeira com Beatriz Furtado de Mendonça, de quem teve três filhas: Catarina, Iseu e Beatriz. A segunda mulher, Isabel Moniz, deu-lhe o único filho varão, Bartolomeu. Deste casamento teve também uma filha, Filipa, que foi mulher de Cristóvão Colombo, o descobridor da América.

0 dizeres sobre o mundo...: