Quem era Vasco da Gama?

Monday, November 12, 2007

Vasco da Gama pertencia a uma família nobre. Estêvão da Gama, seu pai, combatera com bravura no Norte de África, servindo também de espião em Anafé, hoje Casablanca, para recolher informações acerca da capacidade defensiva da cidade. Homem corajoso, afoito e capaz de iniciativas originais, quando teve de fazer de espião disfarçou-se de vendedor de figos e levou a missão a bom cabo. Este serviço valeu-lhe ser nomeado alcaide de Sines pelo rei D. João II.
Estêvão e sua mulher, Isabel Sodré (Isabel descendia de nobres ingleses que vieram para Portugal em 1385 com D. Filipa de Lencastre. O apelido Sudley ter-se-ia alterado para Sodré), tiveram quatro filhos: Paulo, Vasco, Aires e Teresa.
Vasco nasceu em 1468 ou 1469. Na infância e juventude frequentou a corte. Conheceu portanto D. Manuel I desde criança.
Em 1497 foi nomeado capitão-mor da armada que partiu em busca do caminho marítimo para a Índia. O seu nome ficou para sempre ligado a esta façanha mas houve outras viagens. Em 1502 partiu de novo e de caminho conseguiu dominar o rei de Quíloa, na costa oriental de África. Já na Índia, lutou ferozmente com todos os que tentaram opor-se à presença portuguesa. O prestígio adquirido levou o sucessor de D. Manuel I a nomeá-lo vice-rei da Índia em 1524. Vasco da Gama casara entretanto com D. Catarina de Ataíde, de quem tinha sete filhos: Francisco, Estêvão, Paulo, Cristóvão, Pedro e mais dois. Alguns acompanharam-no e vieram a desempenhar cargos importantes no Oriente.
Vasco da Gama morreu em Cochim em 1524. Era então, além de vice-rei, almirante da Índia e conde da Vidigueira. O seu corpo foi trasladado para Portugal porque assim o exigira em vida. O túmulo esteve na Vidigueira até 1880, data em que lhe deram uma sepultura grandiosa no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Repousa ao lado de Luís de Camões.

0 dizeres sobre o mundo...: